Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Acidentes Comentados

IV. Acidente ao Efectuar Medição com Multímetro

O trabalho consistia em realizar uma medição de tensões em um centro de controlo de motores (380 V) e, para tal, o operário utilizou um multímetro.

A certa altura da operação, o multímetro rebentou causando queimaduras nas mãos e na face do trabalhador.

O trabalhador, no momento do acidente, usava capacete, óculos e calçado de segurança, porém não utilizava luvas nem viseira facial.

Porque aconteceu o acidente?

  • O multímetro foi enviado para ser analisado a um laboratório oficial, a fim de se poder determinar as causas da sua explosão, no entanto, o estado em que ficou o aparelho não permitiu obter qualquer conclusão que confirmasse se a causa tinha sido a utilização incorrecta, uma sobretensão transitória ou a existência de defeitos no multímetro.

Como é que o acidente podia ter sido evitado?

  • Neste caso, antes de se falar em medidas para evitar o acidente, dever-se-ia falar em medidas para evitar ou minimizar as consequências do mesmo.
  • Utilização obrigatória de luvas e viseira facial para realizar este tipo de trabalhos e não segurar o multímetro com as mãos na hora de fazer medições, utilizando para tal, (sempre que possível), cabos com extremidades auto-fixantes, em vez de pontas.
  • Nos casos em que o único meio possível seja a utilização de pontas, será necessária a colaboração de outra pessoa para anotar as medidas.

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia