Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Avaliação dos Risco: Obras. Contrução Civil

Trabalhadores Afectados pelos Riscos existentes nos Locais de Obra

Regras de actuação

  • Plataformas elevatórias:
    • O operador da plataforma deverá estar devidamente qualificado de acordo com o procedimento de Habilitação de trabalhadores para trabalhos com riscos especiais.
    • As verificações prévias à utilização da plataforma, bem como as indicações de segurança e saúde que devem ser cumpridas para o seu manuseamento, são descritas na Instrução Técnica de Segurança no manuseamento de plataformas elevatórias auto-propulsadas.
    • Antes de utilizar a plataforma elevatória deve-se verificar o correcto estado e bom funcionamento da mesma.
    • O operador que fica no interior da plataforma deverá permanecer continuamente ligado, através de arnês anti-queda, à estrutura da própria plataforma e não deverá subir nunca aos rodapés, barras intermédias ou guarda-corpos.
  • Andaimes
    • A montagem do andaime deve ser efectuada sob supervisão. Deve-se colocar o cartão verde para indicar que o andaime pode ser utilizado.
    • Os andaimes devem ser convenientemente projectados, montados e mantidos de forma a evitar desabamento ou deslizamento acidental dos mesmos.
    • As plataformas de trabalho, as passarelas e as escadas dos andaimes devem ser construídos, dimensionados e utilizados de forma a evitar a queda de pessoas e o risco de ficarem expostas à queda de objectos.
    • Os andaimes devem ter a resistência e os elementos de suporte ou de fixação necessários para garantir que a sua utilização, nas condições para as quais foram concebidos, não representa qualquer risco de queda por rotura ou deslizamento. Enquanto o andaime tiver colocado o cartão vermelho, não deverá ser utilizado.
MONTAGEM, UTILIZAÇÃO E DESMONTAGEM DE ANDAIMES
TIPO DE ANDAIME PLANO DE MONTAGEM, UTILIZAÇÃO E DESMONTAGEM DIRECÇÃO DE MONTAGEM, DESMONTAGEM OU MODIFICAÇÃO/ INSPECÇÕES (2) EXECUÇÃO DA MONTAGEM, DESMONTAGEM OU MODIFICAÇÃO
COMPLEXO  (1) OBRIGATÓRIO
Elaborado por uma pessoa com formação  universitária que a habilite para tal
SUPERVISOR HABILITADO PELO ISASTUR
(Ver procedimento PC0713habilitação para trabalhos com riscos especiais)
OUTRO TÉCNICO COMPETENTE EXTERNO AO ISASTUR
Trabalhadores com formação adequada e específica sobre as operações previstas, sobre os seus riscos e sobre as medidas preventivas, de protecção e de emergência
SIMPLES NÃO É NECESSÁRIO
(Basta as instruções do fabricante)
SUPERVISOR HABILITADO PELO ISASTUR
(Ver PC0713 )

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia