Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Sinalização

2. Formas de sinalização

Para se adaptar às diversas situações que podem surgir, a sinalização de segurança pode ser realizada de várias formas:

  • Através de cores.
  • Na forma de placa.
  • Sinais luminosos ou acústicos.
  • Comunicação verbal.
  • Sinais gestuais, isto é, por meio de gestos.

A escolha da forma de sinalização deve ser realizada visando obter a máxima eficiência em função das diversas características que possam existir.

Por exemplo: Como é que você reagiria no caso de receber uma comunicação verbal numa língua desconhecida? Pode um sinal acústico ser eficaz em um local ou ambiente de trabalho onde há um elevado nível de ruído?

Não se trata de sinalizar "porque sim", mas porque esta sinalização é útil para as pessoas a quem é dirigida.

É frequente encontrar na entrada das obras de construção, especialmente quando estas são de certa envergadura, um grande painel onde são colocados, uns ao lado dos outros, um elevado número de sinais que nos obrigam a usar muitas coisas: capacete, cinto de segurança, óculos, luvas, máscara, protectores auditivos, palmilhas anti-perfuração, calçado de segurança, etc.; e depois no interior das instalações é difícil ver novamente os sinais que indicam a obrigação de usar algum destes equipamentos.

Uma sinalização deste tipo dificilmente pode resultar eficaz, já que, ao vermos tantos sinais juntos não prestamos a devida atenção a cada um deles.

Algumas vezes, o painel que contém estes sinais pode ficar parcialmente oculto, por causa de uma coluna, pilhas de materiais, cercas ou malhas metálicas, etc., que dificultam a visibilidade e, portanto, diminuem a sua eficiência.

A sinalização escolhida deve ser revisada regularmente, reparando ou substituindo os componentes deteriorados para evitar que a sua eficiência diminua com a passagem do tempo.

De acordo com as características do projecto e da sua duração prevista, é conveniente mudar a cada certo tempo a localização dos painéis de sinalização, a fim de quebrar a monotonia e conseguir que voltem a chamar a atenção.

2.1. Cores

As cores podem ser, por si só, uma forma de sinalização de segurança, ou fazerem parte dela, e são utilizadas com duas finalidades diferentes:

  • Como Cor de segurança.
  • Como Contraste das cores de segurança.

AA seguir, indicam-se quais são estas cores e o significado atribuído a cada uma delas.

2.1.1. Cores de segurança

Uma cor de segurança é uma cor à qual é atribuído um significado determinado. As cores de segurança são vermelho, azul, amarelo ou amarelo-alaranjado e verde, e têm um significado parecido ao que recebem no código de circulação.

Na tabela seguinte indica-se o significado e aplicações de cada uma das cores de segurança.

Excepcionalmente, o fundo do sinal sobre "matérias nocivas ou irritantes" será cor-de-laranja, em vez de amarelo, para evitar serem confundidos com outros sinais similares utilizados para a regulação do tráfego rodoviário.

COR SIGNIFICADO INDICAÇÕES E PRECISÕES
Vermelho Sinal de proibição Comportamentos perigosos
Perigo
Alarme
Stop, paragem, dispositivos de desligamento de emergência. Evacuação
Material e Equipamentos de combate contra incêndios Identificação e localização
Amarelo ou Amarelo-alaranjado Sinal de aviso Atenção, precaução.
Verificação
Azul Sinal de obrigação Comportamento ou acção específica Obrigação de utilizar um equipamento de protecção individual
Verde Sinal de salvamento ou de socorro Portas, saídas, passadiços, material, postos de salvamento ou de socorro, locais
Situação de segurança Regresso à normalidade

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia