Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Sinalização

5. Sinalização SAT

5.1. Condições de trabalho

  • Todas as zonas de trabalho em uma Subestação de Alta Tensão em funcionamento devem ser convenientemente sinalizadas em todo o seu perímetro, com um ou vários acessos facilmente identificáveis (os acessos devem permanecer continuamente fechados, excepto para entrar ou sair do recinto).
  • O ISASTUR balizará sempre a zona de trabalho, a menos que o balizamento efectuado pelo cliente seja igual ou superior ao previsto pelos nossos técnicos. No entanto, sempre colocaremos um cone de sinalização no interior da zona de trabalho e mais dois, no mínimo, no acesso à zona de trabalho. Estes dois cones são instalados ligados por uma corrente que sustenta uma pequena caixa onde se introduz a respectiva licença de trabalho.

5.2. Delimitação da zona de trabalho e materiais de sinalização

5.2.1. Caminho de acesso à zona de trabalho

A delimitação da zona de trabalho deve ser realizada marcando todo o perímetro.Para tal, serão utilizados cilindros, cercas, estacas, a própria estrutura SAT, etc.; e uma fita ou corrente vermelha e branca. Nos casos em que se utiliza fita, esta deve ser colocada em 2 alturas diferentes.

Dentro da zona de trabalho deve ser colocado 1 cone/baliza de 1m. de altura com sinais em todas as suas faces contendo a seguinte indicação: "zona de trabalho".

5.2.2. Entrada e saída da zona de trabalho

Na entrada/saída da zona de trabalho, devem ser colocados 2 cones (porta de acesso à zona de trabalho) de 1 m. de altura. Entre os mesmos será colocada uma corrente que sustenta um sinal (com uma pequena caixa).

A caixa pendurada da corrente deverá conter a respectiva licença de trabalho (cartão verde) até à conclusão dos trabalhos.

Sinalização de subestações
Sinalização de subestações

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia