Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Incêndios

1. Classificação dos Fogos e Métodos de Extinção

De acordo com o tipo de material combustível, o fogo é classificado em cinco classes:

Classe A:

Originado por combustíveis sólidos que, quando ardem, deixam cinzas e brasas, por exemplo madeira, papel, palha, tecidos naturais, etc. O método mais apropriado de extinção para este tipo de fogos é o arrefecimento.

Classe B:

Originado por combustíveis líquidos, ou que destilem líquido pelo calor, tais como alcatrão, gasolinas, óleos, graxas, dissolventes, etc. O método mais apropriado de extinção para este tipo de fogos é o abafamento ou inibição da reacção em cadeia.

Classe C:

Originado por combustíveis gasosos, tais como acetileno, butano, propano, metano, etc. O método mais apropriado de extinção para este tipo de fogos é eliminar a saída do gás, fechando as válvulas, mas também pode ser extinguido por abafamento ou inibição da reacção em cadeia.

Classe D:

Chamados também "fogos especiais", são os originados por certos produtos químicos ou por metais combustíveis, tais como, sódio, potássio, alumínio pulverizado, titânio, zircónio, lítio, etc. Cada produto tem um sistema apropriado de extinção.

Classe E:

Chamados também de "fogos eléctricos", são os originados em equipamentos ou instalações eléctricas, ou qualquer fogo ocorrido com presença de tensão eléctrica, a partir de 25 V. Deve-se cortar sempre o fornecimento eléctrico e a extinção deve ser realizada com agente extintor não condutor de electricidade.

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia