Logotipo ISASTUR
Manual de Segurança.

Edição revista 2010

Incêndios

2. Agentes extintores

Água:

Extingue o fogo por arrefecimento e pode ser utilizada na forma de jacto ou pulverização. O sistema de jacto de água deve ser utilizado apenas para fogos da classe "A". A água pulverizada pode ser utilizada em fogos da classe "A" e em fogos da classe "B", quando se trate de líquidos combustíveis dos chamados pesados, tais como fuelóleo, gasóleo, etc).

Dióxido de Carbono ("neve carbónica" ou CO2):

Trata-se de um gás inerte, por isso é utilizado como elemento de abafamento nos incêndios. É eficaz para fogos produzidos por líquidos inflamáveis e nos fogos eléctricos, porque não é condutor de electricidade e não deixa resíduos.

Pó seco:

Geralmente é um composto químico à base de bicarbonato de soda e um agente hidrófugo. Age por abafamento e paralisação da reacção em cadeia. Actualmente são utilizados principalmente dois tipos de pó seco; o pó seco químico normal e o pó polivalente, ou anti-brasa. Este último refresca muito mais o combustível, sendo mais efectivo do que o pó normal para fogos do tipo "A". Além disso, existe uma série de formulações de pó seco especiais para combustíveis do tipo "D".

O pó seco normal é efectivo em fogos da classe "B", "C" e em fogos com presença de tensão eléctrica. Pode ser utilizado naqueles de classe "A", mas seguidamente será preciso utilizar água para evitar o reacendimento das chamas.

Espuma química:

Formada pela mistura de uma solução ácida com outra básica. Quando misturadas intimamente, ambas soluções reagem, produzindo dióxido de carbono (CO2), com o consequente aumento da pressão com que a espuma extintora é lançada.

Este tipo de espuma tem o inconveniente de atacar os metais, ser condutora de electricidade e dissolver-se nos alcoóis, pelo que, actualmente não se utiliza.

Espuma física:

É uma massa de bolhas interligadas entre si por um estabilizador, que se aplica na forma de manta sobre os líquidos em combustão, impedindo ou apagando o fogo por abafamento. Esta espuma dissolve-se nos hidrocarbonetos solúveis em água, como os alcoóis, acetona, etc, pelo que não pode ser utilizada em fogos deste tipo.

Nunca deve ser utilizada conjuntamente com água, já que esta rompe a manta de espuma. É eficaz para combater fogos da classe "B", com as limitações acima descritas, e nos fogos da classe "A", deixando a manta formada permanecer bastante tempo. Pelos inconvenientes que apresenta, a espuma física é cada vez menos utilizada.

Substitutos dos halons:

São Agentes extintores que actuam na extinção de fogos como paralisadores da reacção em cadeia. Estes compostos são muito eficazes contra fogos eléctricos e aceitáveis para fogos da classe "A" e "B".

Substituem os chamados halons, já que estes são CFC,s (clorofluorocarbonetos) e, como tais, prejudicam a camada de ozono e, além disso, contêm bromo que, tal como foi demonstrado, também contribui para a redução do ozono na atmosfera.

Por isso, o uso dos halons foi proibido e, em substituição dos mesmos, ultimamente são utilizados outros produtos como o FM200, o NAF SIII, o INERGEN, etc., de eficácia extintora similar e que não apresentam os inconvenientes daqueles.

A tabela abaixo mostra a escolha adequada do agente extintor de acordo com a classe de fogo.

ESCOLHA DO AGENTE EXTINTOR SEGUNDO A CLASSE DE FOGO
AGENTE EXTINTOR CLASE DE FUEGO
A B C D E
Fogos de sólidos que deixam brasas Fogos de líquidos ou sólidos liquidificáveis Fogos de gases Fogos de Metais Fogos com presença de tensão eléctrica superior a 25 V.
Água pulverizada Excelente Aceitável para combustíveis líquidos não solúveis em água (gasóleo, óleo, etc.) Nulo Nulo Perigoso
Água a jacto Bom Nulo Nulo Nulo Muito Perigoso
Dióxido de Carbono (CO2) Aceitável
Pode ser utilizado para fogos pequenos
Não apaga as brasas
Aceitável
Pode ser utilizado para fogos pequenos
Nulo Nulo Bom
Espuma Física Bom Bom
Não utilizar em líquidos solúveis em água
Nulo Nulo Perigoso
Pó Seco Normal (BC) Aceitável
Pode ser utilizado para fogos muito pequenos
Não apaga as brasas
Bom Bom Nulo Bom
Pó Seco Polivalente (Anti-brasa) (ABC) Bom Bom Bom Nulo Bom para tensões inferiores a 1.000 V.
Não utilizar a partir dessa tensão
Pó Seco especial para metais Nulo Nulo Nulo Bom Nulo
Substitutos dos Halons (FM200, NAF SIII, INERGEN) Aceitável
Pode ser utilizado para fogos pequenos
Aceitável
Pode ser utilizado para fogos pequenos
Nulo Nulo Bom

Copyright © 2010 - ISASTUR

Design e Programação Bittia